Atenta ao segmento de medicina veterinária, a ABHV propôs uma pesquisa com veterinários e outros profissionais, acerca dos impactos que a crise da Covid-19 vem promovendo em toda economia mundial, e especificamente nos negócios deste ramo.
A pesquisa foi realizada com centros de diagnósticos, clínicas, consultórios e hospitais veterinários, além de pet shops com consultório e outros modelos de negócio. Entre as questões abordadas, estavam mudanças financeiras e trabalhistas ocorridas nos negócios, visão atual da situação e perspectivas para o futuro.
O cenário atual não é dos mais favoráveis. Dos entrevistados, cerca de 80% tiveram seu faturamento reduzido de 20% a 40%. Essa mudança também afetou a busca dos clientes pelos serviços veterinários: 62% afirmaram que pelo menos metade dos clientes vai continuar buscando pelos atendimentos aos pets, e outra metade deixará de buscar o trabalho.
Em relação ao quadro de funcionários, 49% dos negócios precisaram reduzir a equipe. Entretanto, 51% dos entrevistados afirmaram que mantiveram o trabalho de todos. 54% também mantiveram a carga horária e o salário da equipe em geral.
Na questão sobre a perspectiva do cenário atual, 51% dos entrevistados afirmaram que a situação vai piorar nos próximos 3 meses. Apesar disso, 54% acreditam que o cenário pode ficar melhor daqui 6 meses ou 1 ano.

Verificar esses dados são de extrema importância para nortear estratégias e ações na gestão dos negócios, dentro do segmento de medicina veterinária. Agradecemos a participação de todos na pesquisa!